Kudos: motivando pessoas através do reconhecimento

Roberta Koche
Trinca137
Published in
6 min readMar 31, 2021

--

Você já parou para se perguntar o que significa motivação e quanto ela é importante para manter as pessoas engajadas profissionalmente? Pois bem, como diz a palavra é o que nos MOTIVA a AÇÃO, é a força que impulsiona as pessoas a se engajarem em determinada atividade ou projeto e a seguir em direção aos seus impulsos. A motivação pode ser intrínseca ou extrínseca, abaixo vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.

A motivação intrínseca está conectada à força interior, relacionada aos interesses de cada um. Ela só pode ser alterada pelo próprio indivíduo e está associada às suas metas, objetivos e projetos pessoais. Os pesquisadores Yook Jik Cho e James Perry realizaram um estudo que comprova: os funcionários que estão intrinsecamente motivados são três vezes mais engajados que os extrinsecamente motivados.

Mas e o que é a motivação extrínseca? Ela está conectada ao ambiente, fatores e situações externas. O dinheiro é uma das formas de motivação extrínseca mais conhecidas e, ainda hoje, muito utilizada por diversas empresas, seja através de bonificações, premiações ou promoções. Mas será que só este tipo de recompensa motiva? Trago abaixo algumas frases para reflexão.

“Dinheiro é aconselhável como uma recompensa apenas quando você necessita motivar as pessoas a fazerem um trabalho desinteressante ou repetitivo.” JURGEN APPELO

“Pagar por resultados pode na verdade fazer com que as pessoas tenham um desempenho ruim e que quanto mais você às paga por resultados, pior é o desempenho.” NIC FLEMING — “THE BONUS MYTH”

Os incentivos garantem que as pessoas parem de fazer coisas apenas pela alegria do trabalho, em vez de esperar e sentir prazer, as pessoas esperam uma recompensa. EFEITO DE SUPER-JUSTIFICAÇÃO [KOHN, PUNISHED BY REWARDS P.320]

Não podemos ser hipócritas e dizer que o dinheiro não é importante, ele é, e muito, mas se o que você recebe supre as suas necessidades (lembro que as necessidades de cada um podem ser bem diferentes), você estará mais motivado e engajado se gostar do seu trabalho e puder concentrar-se nele, do que se estiver focado apenas no dinheiro.

E o que motiva profissionalmente as pessoas? O que faz com que elas acordem todos os dias e queiram estar em uma determinada empresa? Existem vários motivos que nos ligam às organizações: a identidade cultural, missão, visão, valores, as relações internas ou externas, os processos ou os recursos físicos e/ou financeiros que elas nos oferecem. E assim como nós mudamos, o que nos motiva a estar em uma organização também muda ao longo da nossa vida.

A experiência do Kudo Wall e como isso mudou a Trinca

Mas o que gera a desmotivação nas pessoas? Diversas pesquisas apontam para a ausência de reconhecimento. Segundo a psicóloga e presidente da Isma BR (International Stress Management Association), Ana Maria Rossi, pessoas que se desmotivam por não se sentirem reconhecidas ou gratificadas acabam suscetíveis a doenças como a depressão, uma das consequências mais graves nesse tipo de situação.

E como devemos reconhecer, gratificar ou recompensar as pessoas? Para Jurgen Appelo, autor do livro “Managing for Happiness: Games, Tools, and Practices to Motivate Any Team” é preciso prestar atenção em seis regras na hora de fazer recompensas:

1 — Não prometa recompensas antecipadamente.
2 — Mantenha as recompensas pequenas.
3 — Recompensar continuamente.
4 — Recompensar publicamente, não em particular.
5 — Comportamento de recompensa, não resultado.
6 — Recompensar pares e subordinados.

O primeiro capítulo do seu livro fala sobre “Kudo box e kudo cards — Motivando pessoas com melhores recompensas”. Kudo é um substantivo usado no idioma inglês, com origem no grego kydos, que serve para felicitar ou reconhecer o mérito de alguém. É sinônimo de honra, glória e reconhecimento.

Modelo de Kudo Cards. | Managing for Happiness, Jurgen Appelo.
Modelo de Kudo Cards. | Managing for Happiness, Jurgen Appelo.

Após ler e entender um pouco mais sobre esta prática, cheguei super inspirada na Trinca e resolvi colocar o que havia aprendido em prática. Tinha um quadro na sala do time administrativo, escrevi “Kudos” e deixei um recadinho para cada pessoa da equipe. E no que isso resultou? Alguns sorrisos e muitas perguntas. Expliquei qual era a intenção e logo novos recadinhos começaram a surgir, mas ainda era só para um time e não para toda a empresa.

Versão 1.0 do Kudos Wall na Trinca| Arquivo pessoal.

Em 2017 estávamos criando muitas das iniciativas que hoje temos dentro da Trinca. Na época, tínhamos um grupo que ajudava a criar ações para melhorar o dia a dia das pessoas. Em uma das nossas conversas, comentei que a “capacidade de dar elogios”, um dos itens avaliados em nosso feedback 360°, estava como um item a melhorar para muitas pessoas. Conversamos e refletimos que dar elogios pode ser algo bem fácil para alguns, mas não é para todos. Muitas vezes, é preciso praticar bastante até se tornar algo natural, por isso pensamos em como incentivar este tipo de comportamento dentro da empresa através da utilização dos kudo cards. Decidimos aproveitar a abertura das festas que aconteciam todos os meses para fazer a leitura dos Kudos e assim celebrar o que aconteceu de legal.

Ainda era algo bem experimental, os kudos eram escritos em post-its e colocados em uma caixinha que seria aberta no início das festas. Chegou a primeira festa e adivinhem? Vários kudos que escrevi e pouquíssimos de outras pessoas.

Mas e daí, devemos desistir?

Leitura dos Kudos na festa mensal da Trinca e lembrete enviado pelo Slack | Arquivo pessoal.

Jamais! Passamos a ser mais ativos em lembrar a galera da importância dos Kudos, teve quadro de recado com lembrete, teve recadinhos no slack (plataforma que usamos para comunicação interna) na semana e no dia da festa e teve ainda aquela passada uma hora antes da leitura nas salas perguntando se a galera já escreveu os kudos.

E valeu a pena?

Leitura dos Kudos na festa mensal da Trinca dia 17/05/19 | Arquivo pessoal.

Muito! Os kudos passaram a fazer parte da nossa cultura e, quando presenciais, os mesmos ficavam espalhados por todos os lugares da Trinca. Saímos dos post-its e personalizamos, dando um pouco da nossa cara para os cards.

A cada festa a nossa caixinha de Kudos ficava mais cheia, os mesmos eram espalhados em diversos locais da empresa, tinham os kudos individuais, dos times e os da galera da Trinca.

Kudos Wall na Trinca | Arquivo pessoal.

Inicio de 2020, a pandemia e o trabalho distribuído nos fez ressignificar esta dinâmica. Iniciamos mantendo os rituais de leitura no início das festas mensais, agora onlines, utilizando um board no Miro, plataforma online que ajuda na construção de mapas mentais, diagramas e quadros com notas. Tudo em tempo real e em colaboração com quem você quiser.

Board de Kudos no Miro e registro da leitura nas festas onlines | Trinca

E a galera se puxou e escreveu muito, muito mesmo! Isso foi super importante para todos, principalmente em meio a uma pandemia. O momento de leitura dos kudos, em nossos happys mensais, eram aqueles momentos de olhar para as coisas boas que aconteceram dentro de um mês, mesmo em meio a este cenário em que vivemos. Mas a vida em meio a uma pandemia não é nada fácil e, estamos constantemente nos resinificando e pensando em melhoria contínua, por isso, em outubro de 2020, fizemos uma pesquisa e optamos por utilizar os kudos no slack, plataforma de comunicação que usamos na Trinca, criamos um canal onde todos os dias podemos agradecer, celebrar e comemorar as pequenas e grandes vitórias.

Kudos online | Canal de Kudos no Slack da Trinca

Qual o impacto disso no nosso dia a dia?

Hoje os reconhecimentos são feitos de forma transparente, celebramos em conjunto nossas conquistas, sabemos o que acontece de legal e dividimos uns com os outros nossas vitórias. Os kudos nos ajudam a saber o que aconteceu com as pessoas na empresa independentemente da área ou time de atuação. Além disso, se você acorda triste por alguma razão, é só dar uma olhada nos recadinhos que tu recebeu que tudo melhora. ❤ E você, utiliza os kudos na sua empresa?

--

--

Roberta Koche
Trinca137

Entusiasta do trabalho colaborativo, das relações entre pessoas, do aperto de mão, olho no olho e tom de voz.